Farsul

Protocolo de intenções assinado entre Farsul e Polícia Civil prevê tecnologia para combater abigeato

Protocolo de intenções assinado entre Farsul e Polícia Civil prevê tecnologia para combater abigeato




Para enfrentar o problema do abigeato, o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, e o chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt, assinaram um protocolo de intenções para viabilizar uma cooperação técnica e financeira de desenvolvimento de um software.  O aplicativo para dispositivos móveis vai proporcionar uma plataforma na qual os produtores rurais cadastrarão suas marcas, facilitando a identificação de animais encontrados em situação suspeita. 

A iniciativa surgiu a partir de queixas dos produtores rurais com relação à insegurança no campo, que foram levadas pela Farsul ao conhecimento do chefe da polícia civil, ocasião em que foi desenvolvida a proposta: " Nós pretendemos trazer a federação dos municípios a essa parceria. Vamos começar a olhar esse problema de um ângulo onde exista participação de todos", destacou Sperotto, ressaltando o aspecto colaborativo do software. 

Segundo o chefe de Polícia, Emerson Wendt, a inserção de informações em um ambiente virtual deixará o trabalho da polícia mais eficaz: "O policial poderá identificar rapidamente os animais sem manuseio de livros ou papéis e assim poderá dar um maior retorno ao produtor rural" projeta Wendt. 

O vice-governador José Paulo Cairolli reconheceu que a segurança é a maior preocupação no momento e ressaltou que uma das principais dificuldades é a burocracia. " O que a Farsul está fazendo é modernizar a relação do campo com a polícia e dar mais agilidade no combate ao crime", disse. O vice-governador adiantou que até o fim do ano, haverá a possiblidade de fazer o registro online de abigeato. 

Participaram ainda da cerimônia de assinatura do protocolo o secretário da Agricultura, Ernani Polo, o deputado federal Afonso Hamm, o deputado estadual Frederico Antunes e o delegado João Goulart.