Farsul

Produção de novilhos é debatida em Jaguarão

Para Onde Irão os Novilhos? discutiu sobre as demandas dos mercados interno e externo


- Divulgação Sistema Farsul

A 102ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio levou o seminário "Para Onde Irão os Novilhos?", realização do Sistema Farsul , para Jaguarão. Nos dias 3 e 4 de outubro, mais de 180 produtores acompanharam palestras e um dia de campo que visitou três propriedades da região. O objetivo do evento é falar sobre a produção de novilhos de corte e as demandas dos mercados interno e externo.
O superintendente da Casa Rural, José Alcindo de Souza Ávila, destacou a Integração Lavoura Pecuária como um dos principais debates do seminário. A expansão da área das lavouras de soja na Metade Sul é o fator que motivou a criação do evento. Durante o Dia de Campo, foram discutidas questões sobre gestão e rentabilidade. As três propriedades fazem parte do programa Juntos Para Competir, parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS.
O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, participou do Dia de Campo. Ele aproveitou o tema de gestão das propriedades para falar da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) que o Senar-RS está implantando e iniciará os atendimentos no primeiro trimestre de 2020.
No segundo dia as palestras foram realizadas pelos instrutores credenciados ao Senar-RS, Cristiano Gotuzzo e Rodrigo Azambuja, pelos professores do Departamento de Zootecnia da UFRGS, José Fernando Piva Lobato, do Departamento de Veterinária da UFPEL, Sérgio Silva da Silva, e do Colégio Politécnico da UFSM, Alexandre Motta de Souza, e pelo médico veterinário Sérgio Faulstich.