Farsul

Embaixador da Tunísia visita o Sistema Farsul

Diplomata fala que país tem interesse em retomar comercialização do fosfato de Gafsa ao Brasil


- Gerson Raugust / Divulgação Sistema Farsul

O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, recebeu a visita do Embaixador da República da Tunísia, Mohamed Hedi Soltani, na manhã desta terça-feira (17/09), na sede da Farsul. O diplomata estava acompanhado pelo Consul Geral Honorário, Heinz Huyer, e do Adjunto Consular, Tomás Huyer. O fosfato de Gafsa foi o tema principal da conversa.

O Embaixador falou sobre o interesse tunisiano em retomar as exportações do fertilizante para o Brasil. O Rio Grande do Sul seria um dos principais destinos pela grande produção de grãos e cereais. Ele ressaltou que o comércio entrou em queda durante a Primavera Árabe, em 2011, e agora o país quer recuperar mercados. Conforme dados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira a última compra de fertilizantes da Tunísia pelo Brasil foi em 2017.

Gedeão falou sobre o agronegócio no Estado e também das ações da CNA no comércio exterior, onde ele é diretor de Relações Internacionais. Para o presidente, a retomada das importações do fosfato de Gafsa é de interesse dos produtores rurais, especialmente em relação ao seu impacto nos custos de produção. Também estavam presentes no encontro o diretor financeiro da Farsul, José Alcindo de Souza Ávila, e o diretor Hermes Ribeiro de Souza Filho.