Começanovo ciclo do fórum?De onde virão os terneiros??

Começanovo ciclo do fórum?De onde virão os terneiros??

17/12/2013 19:00

A cidade de Pelotas recebeua56ºEtapa do Fórum Permanente do Agronegócio,nesta terça-feira, dia 13.12.Promovido pelo Sistema Farsul, a edição deu início ao novo ciclo do tema "De onde virão os terneiros?", com o objetivo de debater a pecuária de precisão.

A Associação Rural de Pelotas recebeu cerca de 170 pessoas que acompanharam as palestras que se estenderam ao longo do dia. O primeiro palestrante do seminário foi o engenheiro agrônomo do Departamento de Zootecnia da UFRGS, José Fernando Piva Lobato, que falou sobre o aumento da produção e da qualidadedos terneiros . Na sequência, foi a vez da pesquisadora do Departamento de Zootecnia da UFSM, Luciana Pötter, queabordoua Suplementação alimentar na recria de terneiros. Encerrou o painel o Dr. Vanerlei Roso, da Genesys Consultores Associados.

A rentabilidade para pecuária de cortefoi abordada pelo economista do Sistema Farsul, Antônio da Luz, que demonstrou oscustos de produção pecuária, seguido da palestra internacional, doDr. Juan Manuel Soares de Lima, do INIA Tacuarembó (Uruguai), que deu ênfase ao temaprincipal do forum, que é a pecuária de precisão. Falaram ainda,o Prof. Ricardo Zambarda Vaz, do Departamento de Zootecnia da UFPelsobre desmame precoce e, por último, o Dr. Jamir Luís Siva da Silva, da Embrapa Clima Temperado de Pelotas, sobre a sistemas de integração lavoura-pecuária.

O evento começou na segunda-feira, dia 16.12 com umDia de Campo que contou com a participação de cerca de 90 pessoas, entre produtores e estudantes,que visitaram três propriedades da região. Elas foram selecionadas por apresentarem indicadores acima da média do RS em decorrência de mudanças no sistema de produção e manejo,nos últimos anos.As propriedades que receberam o grupo foram a Fazenda Paraíso , da família de Vilmar Brasilem, emHerval