Farsul

Sistema Farsul destaca história do Fórum Permanente do Agronegócio

Documento aborda as 100 primeiras etapas da ação, iniciada em 2003


Publicação é um registro histórico da agropecuária gaúcha - (Divulgação Sistema Farsul)

A história das 100 primeiras etapas do Fórum Permanente do Agronegócio, completadas em junho deste ano, está contada em uma publicação lançada nesta quarta-feira (28), na Casa da Farsul em Esteio, durante a Expointer 2019. A iniciativa congrega uma série de debates realizados pelo Sistema Farsul no Estado desde 2003, quando a entidade promoveu o 1º Seminário Internacional sobre Organismos Geneticamente Modificados, em Porto Alegre, em meio à polêmica da introdução de sementes transgênicas no campo.

Desde então, a entidade utilizou a marca para abordar diferentes assuntos relevantes junto aos produtores gaúchos. Tratou da transformação no cultivo da soja nas Metades Norte e Sul, avaliou as condições de investimento em irrigação, consolidou a posição do setor pela aprovação de um Novo Código Florestal e discutiu o destino da pecuária de corte em duas perguntas que ganharam o interior do Rio Grande do Sul: "De onde virão os terneiros?" e "Para onde irão os novilhos?". Integrou ainda ações de produtoras rurais e jovens da Farsul, incentivando a representatividade desses grupos.

A trajetória é contada em cinco capítulos na publicação "Fórum Permanente do Agronegócio - 100 etapas", com divisão por temas e 16 reportagens. Além de extensa pesquisa documental, foram consultadas mais de 50 fontes para construção do projeto, entre produtores, pesquisadores, professores universitários e lideranças do setor. A tiragem inicial é de 750 exemplares.

Para o superintendente da Casa Rural, José Alcindo Ávila, a publicação é um registro histórico de um período muito importante para a agropecuária gaúcha. "O Fórum Permanente do Agronegócio foi criado em um momento de evolução, quando a tecnologia chegava cada vez rapidamente. O Sistema Farsul tomou então como obrigação levar ao produtor rural as informações e o conhecimento", disse. 

O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, falou sobre a transformação do campo gaúcho nos anos recentes e destacou a 100ª etapa, que reuniu mais de 300 jovens do agronegócio em Gramado para discutir a atividade. "É uma força que surpreende a todos nós", afirmou o dirigente.

A apresentação antecedeu o tradicional evento de lançamento das exposições e feiras na Casa da Farsul na Expointer. A assessoria de comunicação da Federação também apresentou os novos site e aplicativo para celular, disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS. Também participaram do evento os diretores da Farsul Francisco Schardong e José Aurélio Silveira e o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, além de convidados e representantes de sindicatos rurais.