CNA

Sistema CNA/Senar fecha parceria para desenvolvimento da agropecuária digital no País

Lançamento do projeto AgEvolution/AgroUp aconteceu na Expointer 2019


- (Joel Vargas / Agência Preview)

"Estamos na vanguarda da produção e da tecnologia e essa parceria vai nos ajudar a levar o que há de mais moderno e eficiente ao produtor para impulsionar a agropecuária brasileira", afirmou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, durante o lançamento do projeto AgEvolution/AgroUp, parceria entre Canal Rural e Sistema CNA/Senar. O evento aconteceu na quinta (29) durante a 42ª Expointer, em Esteio (RS).

O AgEvolution é uma plataforma de comunicação do Canal Rural que se juntou ao AgroUp, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para difundir informação e conhecimento no campo por meio da identificação das necessidades dos produtores rurais e da busca de soluções através da conexão com diversos atores como startups, universidades e empresas de tecnologia.

"O Brasil está exportando e ampliando mercados na agropecuária. Nada melhor do que investir na tecnologia e ampliar as fronteiras", destacou Gedeão Pereira presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, explicou que a capilaridade e o conhecimento técnico da entidade vão contribuir para ouvir as demandas tecnológicas dos produtores rurais.

"Temos trabalhado para desenvolver nossas agritechs, temos feito hackathons para atender as demandas do nosso setor rural e para que continue sendo eficiente e batendo recordes com menos custos por intermédio da tecnologia. Com essa missão criamos nossa rede de inovação agropecuária dentro das Regionais do Senar e Federações, com equipes voltadas para fazerem essa conexão: ouvir o produtor e conectá-lo ao mundo de desenvolvimento."

Carrara reforçou que a parceria com o Canal Rural no AgEvolution vai ampliar a visibilidade às soluções encontradas e ao trabalho que está começando em cinco estados (Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais). "Em breve essa iniciativa vai trazer grandes resultados para nosso setor."

Segundo o presidente do Canal Rural, Júlio Cargnino, todos os canais estarão direcionados para essa iniciativa. "Será nosso compromisso. Estaremos juntos pelo desenvolvimento da agropecuária digital do Brasil".

A rede AgroUp já realizou diversos eventos tecnológicos e a partir de amanhã (30) até domingo (1º/09), o município de Luís Eduardo Magalhães (BA) recebe o Inova.Farm. A Proposta é unir as demandas do setor agropecuário com o empenho de desenvolvedores, designers, empreendedores e produtores rurais. O evento será o primeiro transmitido via Canal Rural dentro da nova parceria.