CNA

CNA participa de missão nos Estados Unidos

CNA participa de missão nos Estados Unidos


- Divulgação Sistema CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa esta semana de missão da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) a Chicago e Washington, nos Estados Unidos. O grupo fará um circuito entre as principais entidades ligadas ao mercado de grãos no país.

Na segunda-feira (12), o grupo visitou a sede da Bolsa de Chicago (Chicago Board of Trade), onde acompanharam a publicação do relatório de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Também ouviram palestra sobre mercado de grãos na Ag Resource Company e conheceram uma propriedade rural no estado de Illinois.

"Durante os encontros discutimos algumas questões que estão interferindo no mercado de grãos norte-americano como a peste suína africana, a guerra comercial entre Estados Unidos e China e o atraso no plantio devido ao clima no País", afirmou o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Luís Alberto Novaes, que integra a comitiva.

"O produtor norte-americano está endividado e com margens de lucro baixas. Em Illinois visitamos um que tem 29% de sua área não plantada pelo excesso de chuvas e está recebendo seguro do governo para não plantar mais", disse.

No segundo dia da missão, eles visitaram uma cooperativa de produtores rurais e uma propriedade no leste de Illinois. Também conheceram campos experimentais do Dicamba, herbicida utilizado nas lavouras de soja dos EUA, mas que tem apresentado riscos quanto à volatilização, deriva e dificuldade na limpeza dos tanques de pulverizadores, podendo causar sérios danos a lavouras que não tem a tecnologia.

Em visita à Universidade de Wisconsin, a comitiva conheceu ainda os campos experimentais relacionados à tecnologia.

Amanhã (14), seguem para Washington, onde vão discutir pela manhã, na Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), o uso do defensivo agrícola Dicamba associado à soja Xtend e o regulamento Federal e Estadual. À tarde visitam a sede da USDA.

A missão continua na quinta (15) e sexta (16) com visitas à Associação Americana de Soja e à Associação Nacional de Produtores de Milho para saber mais sobre custos de produção, estimativa de safra e modelo de seguro e zoneamento.