CNA

CNA e Apex Brasil apresentam potencial de exportação do Rio Grande do Sul

Presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, participou do seminário


                                               Gedeão Pereira

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a Apex Brasil e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realizaram nesta terça (3) o Seminário Expert Talks, durante a Expodireto Cotrijal 2020, que acontece nesta semana no município de Não-Me-Toque (RS). O evento discute o potencial de exportação do agro no estado e teve a participação de produtores, empresas e representantes de embaixadas estrangeiras no país.

O diretor de Relações Internacionais da CNA e presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, fez a abertura do encontro e destacou o papel do Brasil no comércio mundial de produtos do agro. "Há 40 anos éramos importadores de comida e hoje somos um dos maiores fornecedores mundiais de alimentos, produzindo para mais de 1,6 bilhão de pessoas. Isso nos obriga a ter parcerias comerciais com o mundo", afirmou.

Ele falou também sobre os avanços sanitários e ambientais que o Brasil conquistou nos últimos anos e reforçou um dos objetivos da CNA no processo de internacionalização do agro, que é promover as exportações de produtos não tradicionais.

                                                    Rodrigo da Matta

Em seguida, o assessor de Relações Internacionais da CNA, Rodrigo da Matta, falou sobre o Projeto Agro BR, uma parceria com a Apex Brasil que vai capacitar produtores rurais brasileiros para buscarem mercados internacionais. Um dos mercados prioritários será a Ásia.

A proposta tem, entre outros pontos, o mapeamento de cadeias produtivas com potencial exportador, elaboração de planos de negócios, estratégias de exportação e promoção comercial, além da instalação de escritórios regionais (BA,MG,RS e SP), que vão atuar na busca de novos mercados.

 "Teremos várias etapas para inserir mais produtores na cultura exportadora. É importante que eles se tornem mais competitivos, participem de feiras, missões, rodas de negócios. A busca por novos mercados vai reduzir a sazonalidade das vendas", disse Rodrigo.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil